o melhor guia para URLs canônicos • Yoast

Um URL canônico permite que você informe aos mecanismos de pesquisa que determinados URLs semelhantes são realmente os mesmos. Porque, às vezes, você tem produtos ou conteúdos que podem ser encontrados em vários URLs – ou mesmo em vários sites. Ao usar URLs canônicos (tags de link HTML com o atributo rel = canonical), você pode tê-las em seu site sem prejudicar sua classificação. Neste guia, discutirei o que são URLs canônicos, quando usá-los e como evitar ou corrigir alguns erros comuns!

Índice

O elemento rel = canonical, geralmente chamado de “link canonical”, é um elemento HTML que ajuda os webmasters a evitar problemas de conteúdo duplicado. Isso é feito especificando a “URL canônica”, a versão “preferida” de uma página da web – a fonte original, até. E isso melhora o SEO do seu site.

A ideia é simples. Se você tiver várias versões do mesmo conteúdo, escolha uma versão “canônica” e aponte os mecanismos de pesquisa para ela. Isso resolve o problema de conteúdo duplicado, onde os mecanismos de pesquisa não sabem qual versão exibir nos resultados.

O benefício de SEO de rel = canonical

A escolha de um URL canônico adequado para cada conjunto de URLs semelhantes melhora o SEO do seu site. Isso ocorre porque o mecanismo de pesquisa sabe qual versão é canônica e pode contar todos os links apontando para as diferentes versões como links para a versão canônica. Em conceito, definir um canônico é semelhante a um redirecionamento 301, apenas sem o redirecionamento real.

A história de rel = canonical

O elemento de link canônico foi introduzido pelo Google, Bing e Yahoo! em fevereiro de 2009. Se você estiver interessado em sua história, recomendo a publicação de Matt Cutts de 2009. Esta publicação fornece alguns antecedentes e links para diferentes artigos interessantes. Ou assista ao vídeo de Matt apresentando o elemento de link canônico. Porque, embora a ideia seja simples, os detalhes de como usá-la geralmente são um pouco mais complexos.

O processo de canonização

Nota lateral irônica

O termo canônico vem da tradição católica romana, onde uma lista de livros sagrados foi criada e aceita como genuína e denominada Evangelho canônico do Novo Testamento. A ironia é que a Igreja Católica Romana levou cerca de 300 anos e inúmeras lutas para criar a lista canônica, e eles finalmente escolheram quatro versões da mesma história…

Quando você tem várias opções para o URL de um produto, a canonização é o processo de escolher um deles. Felizmente, será óbvio em muitos casos: um URL será uma escolha melhor do que outros. Mas, em alguns casos, pode não ser tão óbvio. Isto não é nada para se preocupar. Mesmo assim, ainda é bem simples: basta escolher um! Não canonizar seus URLs é sempre pior do que canonizar seus URLs.

Como definir URLs canônicos

Vamos supor que você tenha duas versões da mesma página, cada uma com exatamente 100% – o mesmo conteúdo. A única diferença é que eles estão em seções separadas do seu site. E por isso a cor do plano de fundo e o item de menu ativo são diferentes – mas é isso. Ambas as versões foram vinculadas a partir de outros sites, portanto, o conteúdo em si é claramente valioso. Então, qual versão os mecanismos de pesquisa devem mostrar nos resultados?

Por exemplo, esses podem ser seus URLs:

  • https://example.com/wordpress/seo-plugin/
  • https://example.com/wordpress/plugins/seo/

Um exemplo correto do uso de rel = canonical

A situação descrita acima ocorre com bastante frequência, especialmente em muitos sistemas de comércio eletrônico. Um produto pode ter vários URLs diferentes, dependendo de como você chegou lá. Mas é exatamente para isso que rel = canonical foi inventado. Nesse caso, você aplicaria rel = canonical da seguinte maneira:

  1. Escolha uma de suas duas páginas como a versão canônica. Essa deve ser a versão que você acha mais importante. Se você não se importa, escolha aquele com mais links ou visitantes. Quando todos esses fatores forem iguais, jogue uma moeda. Você só precisa escolher.
  2. Adicione um link rel = canonical da página não canônica à página canônica. Portanto, se escolhermos o URL mais curto como nosso URL canônico, o outro URL será vinculado ao URL mais curto no seção da página – assim:

    É fácil assim! Nada mais nada menos.

O que isso faz é “mesclar” as duas páginas em uma na perspectiva de um mecanismo de pesquisa. É um “redirecionamento leve”, sem realmente redirecionar o usuário. Os links para os dois URLs agora contam como a versão única e canônica do URL.

Deseja saber mais sobre o uso de rel = canonical nas páginas de categoria e produto do seu site de comércio eletrônico? Também discuto esse tópico neste vídeo do Ask Yoast.

Definindo o URL canônico no Yoast SEO

Nosso plugin Yoast SEO WordPress permite alterar o URL canônico de vários tipos de página nas configurações do plugin. Você só precisa fazer isso se quiser alterar o canônico para algo diferente do URL da página atual. O Yoast SEO já renderiza o URL canônico correto para quase qualquer tipo de página em uma instalação do WordPress.

Para postagens, páginas e tipos de postagem personalizados, você pode editar o URL canônico na guia avançada da metabox do Yoast SEO:

onde definir o URL canônico no Yoast SEO
Definindo um URL canônico no Yoast SEO

Para categorias, tags e outros termos de taxonomia, você pode alterar o URL canônico no mesmo local na metabox do Yoast SEO. Se você tiver outros casos de uso avançados, também poderá usar o wpseo_canonical filter para alterar a saída do Yoast SEO.

Quando você deve usar URLs canônicos?

Postagem duplicada do Yoast

A Canonicals pode ajudá-lo quando seu site se beneficia de conteúdo semelhante em páginas diferentes. A criação dessas páginas pode levar muito tempo. Se você procura uma maneira fácil de duplicar postagens ou páginas, o Yoast Duplicate Post é o plug-in para você!

Este plug-in pode economizar muito tempo, copiando itens como texto, imagem em destaque, metadados e otimizações de SEO. Dessa forma, você não precisa começar do zero a cada nova página. Não se esqueça de definir um canônico se sua página copiada for muito semelhante à original.

Redirecionamento 301 ou canônico

Se você não tiver certeza se deve fazer um redirecionamento 301 ou definir um canônico, o que você deve fazer? A resposta é simples: você deve sempre faça um redirecionamento, a menos que haja razões técnicas para não fazê-lo. Se você não conseguir redirecionar porque isso prejudicaria a experiência do usuário ou seria problemático, defina um URL canônico.

Uma página deve ter um URL canônico de referência própria?

Na imagem acima, vinculamos a página não canônica à versão canônica. Mas uma página deve definir um rel = canonical para si? Esta questão é um tópico muito debatido entre os SEOs. No Yoast, é altamente recomendável ter um elemento de link canônico em cada página e o Google confirmou que é o melhor. Isso ocorre porque a maioria dos CMSs permite parâmetros de URL sem alterar o conteúdo. Portanto, todos esses URLs mostrariam o mesmo conteúdo:

  • https://example.com/wordpress/seo-plugin/
  • https://example.com/wordpress/seo-plugin/?isnt=it-awesome
  • https://example.com/wordpress/seo-plugin/?cmpgn=twitter
  • https://example.com/wordpress/seo-plugin/?cmpgn=facebook

O problema é que, se você não possui um canônico de auto-referência na página que aponta para a versão mais limpa do URL, corre o risco de ser atingido por isso. E se você não fizer isso sozinho, alguém poderá fazer isso com você e causar um problema de conteúdo duplicado. Portanto, adicionar um canônico de auto-referência a URLs em seu site é uma boa jogada de SEO “defensiva”. Felizmente, nosso plugin Yoast SEO cuida disso para você.

URLs canônicos entre domínios

Talvez você tenha o mesmo conteúdo em vários domínios. Existem sites ou blogs que republicam artigos de outros sites por conta própria, pois consideram que o conteúdo é relevante para seus usuários. No passado, tínhamos sites republicando artigos do Yoast.com (com permissão expressa)

Mas se você analisou o HTML de cada um desses artigos, encontrou um link rel = canonical apontando diretamente para o artigo original. Isso significa que todos os links que apontam para sua versão do artigo contam para o ranking de nossa versão canônica. Eles usam nosso conteúdo para agradar seu público, e também obtemos um benefício claro. Desta forma, todos ganham!

URLs canônicos defeituosos: problemas comuns

Existem muitos exemplos de como uma implementação rel = canonical errada pode levar a problemas enormes. Já vi vários sites nos quais o canônico em sua página inicial apontava para um artigo, apenas para ver sua página inicial desaparecer dos resultados da pesquisa. Mas isso não é tudo. Há outras coisas que você nunca deve fazer com rel = canonical. Aqui estão os mais importantes:

  • Não canonize um arquivo paginado para a página 1. O rel = canonical na página 2 deve apontar para a página 2. Se você apontar para a página 1, os mecanismos de pesquisa não indexarão os links nessas páginas de arquivo mais profundas.
  • Torne-os 100% específicos. Por vários motivos, muitos sites usam links relativos ao protocolo, o que significa que eles deixam o bit http / https de seus URLs. Não faça isso pelos seus canônicos. Você tem uma preferência, então mostre.
  • Baseie seu canônico no URL de solicitação. Se você usa variáveis ​​como o domínio ou solicita o URL usado para acessar a página atual enquanto gera seu canônico, está fazendo algo errado. Seu conteúdo deve estar ciente de seus próprios URLs. Caso contrário, você ainda poderá ter o mesmo conteúdo em – por exemplo – example.com e www.example.com e cada um deles poderá canonizar para si.
  • Vários links rel = canônicos em uma página causam estragos. Quando encontramos isso nos plugins do WordPress, tentamos entrar em contato com o desenvolvedor e ensiná-lo a não fazê-lo, mas isso ainda acontece. E quando isso acontece, os resultados são totalmente imprevisíveis.

Leia mais: 6 erros comuns de SEO e como evitá-los »

rel = redes canônicas e sociais

O Facebook e o Twitter também honram rel = canonical, e isso pode levar a situações estranhas. Se você compartilhar um URL no Facebook que tenha um apontador canônico em outro lugar, o Facebook compartilhará os detalhes do URL canônico. De fato, se você adicionar um botão “curtir” em uma página que tenha um apontador canônico em outro lugar, ele mostrará a contagem de curtidas para o URL canônico, não para o URL atual. O Twitter funciona da mesma maneira. Portanto, esteja ciente disso ao compartilhar URLs ou ao usar esses botões.

Usos avançados de rel = canonical

O Google também suporta um cabeçalho HTTP de link canônico. O cabeçalho fica assim:

Link: ;    rel="canonical" 

Os cabeçalhos HTTP de link canônico podem ser muito úteis ao canonizar arquivos como PDFs, por isso é bom saber que a opção existe.

Usando rel = canonical em páginas não tão semelhantes

Embora eu não recomende isso, você pode use rel = canonical muito agressivamente. O Google o homenageia de uma maneira quase ridícula, onde você pode canonizar um conteúdo muito diferente para outro. No entanto, se o Google pegar você fazendo isso, ele deixará de confiar nos canônicos do seu site e causará mais danos a você …

Usando rel = canonical em combinação com hreflang

Também falamos sobre canônico em nosso guia definitivo para hreflang. Isso é porque é muito É importante que, quando você usa o hreflang, os canônicos de cada idioma apontem para si. Certifique-se de entender como usar o canonicalmente bem ao implementar o hreflang, caso contrário, você poderá matar toda a implementação do hreflang.

Conclusão: rel = canonical é uma ferramenta elétrica

Rel = canonical é uma ferramenta poderosa na caixa de ferramentas de um SEO. Especialmente para sites maiores, o processo de canonização pode ser muito importante e levar a grandes melhorias no SEO. Mas, como em qualquer ferramenta elétrica, você deve usá-la com sabedoria, pois é fácil se cortar. Espero que este guia tenha ajudado você a entender essa ferramenta poderosa e como (e quando) você pode usá-la.

Continue lendo: WordPress SEO: o guia definitivo para classificações mais altas em sites WordPress »

Fonte link

Deixe um comentário