Ao longo dos anos, escrevemos vários artigos sobre branding. Branding é fazer com que as pessoas se relacionem com sua empresa e produtos. Também se trata de tentar tornar sua marca sinônimo de um determinado produto ou serviço. Este pode ser um projeto longo e difícil. Pode potencialmente custar toda a sua receita. Não é de admirar que a marca esteja frequentemente associada ao investimento de muito dinheiro em marketing e promoção. No entanto, para muitos proprietários de pequenas empresas, o investimento em branding terá que ser feito com um orçamento relativamente pequeno – especialmente durante uma crise.
Você pode ser uma padaria local com 10 funcionários ou uma empresa industrial local que emprega até 500 pessoas. Todos eles podem ser qualificados como “pequenas empresas”. Todos têm o mesmo objetivo principal quando começam: a necessidade de estabelecer um nome em seu campo de especialização. Existem várias maneiras de fazer isso, sem um orçamento enorme. Nesta postagem, compartilharei meus pensamentos sobre como criar sua própria marca de baixo orçamento.
Definir e comunicar valores da marca
A marca com um orçamento limitado começa com a definição dos valores da sua empresa e da sua marca. Você precisa pensar sobre o que você, como marca, deseja se comunicar com o mundo. Fazer isso sozinho não vai te custar, desde que você seja capaz de fazer isso sozinho. Na verdade, é uma tarefa bastante difícil, quando você pensa nisso. É sobre sua missão, as coisas que transformam sua marca em sua marca. Os valores da marca estão relacionados ao sétimo princípio de Cialdini, Unity.
Meu exemplo favorito que ilustra a unidade: marcas externas como Patagonia e The North Face, que fazem você se sentir incluído na empresa ‘família’ deles. “Somos todos iguais, compartilhamos os mesmos valores.” Ao nos relacionarmos com essas marcas e seus valores, somos mais atraídos a comprar seus produtos. É uma marca para nós, pessoas ao ar livre.
Reserve um tempo para definir os valores da sua marca. Dessa forma, você pode comunicar sua mensagem principal de maneira clara e consistente. Isso facilita muito o seu marketing. Você poderá criar embaixadores da marca, mesmo com um orçamento.
Crie um slogan adequado
Depois de definir os valores da sua marca, é hora de resumir todos eles em um único slogan. Por exemplo, a missão do WordPress é “democratizar a publicação”. No seu slogan, você formula seus valores e garante que seu valor agregado para o cliente, usuário ou visitante também seja refletido. Mais uma vez, seja consistente. Se você definir um slogan, suas ações e produtos devem estar relacionados a esse slogan, na verdade, até mesmo com base nele. Resume o seu negócio.
Repense seu logotipo
Ter um ótimo logotipo é essencial. Ao criar esse logotipo, lembre-se de que provavelmente é algo que você terá por anos. É a principal coisa – além de você – que acionará o reconhecimento (marca). Não é possível que você nunca mude seu logotipo, mas não apenas adicione um logotipo. Pense em como ele se destaca de outros logotipos, por exemplo, em um quadro de patrocinadores local.
Crie esse logotipo, imprima-o, cole-o na geladeira por uma semana ou mais e veja se há algo nele que começa a incomodá-lo. Nesse caso, está de volta à prancheta. Parece que você não se relaciona com isso em termos de valores comerciais ou mesmo de personalidade? De volta à prancheta. Ao falar sobre marcas de baixo orçamento, projetar um ótimo logotipo é provavelmente a sua tarefa mais cara.
Marca on-line de baixo orçamento
O mundo on-line é um ótimo lugar para trabalhar com sua marca de baixo orçamento. Você precisa estabelecer um nome em seu campo de especialização, e o excesso de mídias sociais pode facilitar isso, oferecendo uma plataforma gratuita.
Mídia social
Eu faço muitas redes locais, porque realmente gosto da cidade em que vivemos e da enorme variedade de empreendedores que trabalham em nossa cidade natal, Wijchen. Durante as reuniões da rede, uma das frases que ouço com frequência é: “As mídias sociais me levam muito tempo”. Para ser honesto, pode ser prudente mudar sua mentalidade sobre os custos e começar a ver a receita que a mídia social pode lhe trazer. É realmente a maneira mais fácil e provavelmente uma das maneiras mais baratas de promover sua marca. Basicamente, o único custo é o investimento em tempo (dependendo de quão agressivamente você deseja usar o meio). Pode demorar um pouco antes de você encontrar uma estratégia e / ou plataforma que funcione, portanto, reserve um tempo e não jogue a toalha!
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Compartilhe sua experiência
Você pode usar o Twitter para manter contato com empresários que pensam da mesma forma. Descubra o grande número de grupos do Facebook na sua área e / ou na sua área de especialização. Estabeleça vínculo com pessoas que compartilham os mesmos valores. Sinta-se à vontade para responder a perguntas em sua área de negócios e fazer isso com confiança. Posicione-se como a empresa principal para essas perguntas. Ajude as pessoas dessa maneira e crie embaixadores da marca. Você realmente precisa se esforçar para estabelecer sua posição. Isso não vai acontecer da noite para o dia.
Um exemplo um pouco extremo: antes de o Yoast se tornar um negócio, o Joost já estava compartilhando conteúdo / conhecimento e nosso software de código aberto. Ele se envolveu ativamente em discussões de fórum e mídia social sobre WordPress e SEO. Comentando nos blogs de outras pessoas. Tempo antes da receita: 8 anos. Não estou dizendo que você precisa esperar oito anos antes de ganhar dinheiro com sua paixão. Mas acho que você deve ser capaz de escrever, comentar e se posicionar em tópicos importantes para você desde o início.
Torne-se visível
Eventualmente, tudo volta aos valores comerciais. Tudo o que você comunica deve refletir esses valores. Ele fornecerá diretrizes e garantirá que sua mensagem seja entregue da mesma maneira, sempre. A marca de baixo orçamento é exatamente isso: tornar-se visível, de maneira consistente.
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