Os mecanismos de pesquisa estão ficando cada vez melhores na compreensão da linguagem. Isso significa que eles também podem entender perguntas? E o que isso significa para a maneira como você deve escrever e otimizar seu conteúdo para perguntas? Nós descobriremos nesta postagem! Primeiro, exploraremos como o Google entende e usa perguntas. Em seguida, discutiremos por que você deve começar a otimizar seu conteúdo para perguntas. Por fim, darei algumas dicas práticas sobre como fazer isso!
O Google pode entender perguntas?
Você já procurou uma consulta em um estilo de escrita como este?
As chances são de que você tem. E acho que não é assim que você faria uma pergunta naturalmente. Se você perguntasse ao seu amigo, provavelmente perguntaria algo assim: “Onde posso comprar brinquedos de madeira em Amsterdã por uma pequena quantia de dinheiro?”
Ao procurar uma resposta para uma pergunta usando o Google, as pessoas geralmente usam frases e frases estranhas para tentar fazer o Google entender o que estão dizendo. Chamamos esse fenômeno de “palavra-chave-ese”. As pessoas desenvolveram esse estilo de escrita porque o Google teve dificuldades para entender o significado de consultas complexas ou de conversação.
O Google está procurando encontrar respostas para perguntas …
Mas os tempos estão mudando. Com sua última grande atualização, BERT, o Google ficou muito melhor ao decifrar consultas de pesquisa complexas. A mudança mais significativa é que o Google agora usa o contexto e as relações de todas as palavras em uma frase, em vez de palavras individuais em uma ordem por uma. E isso leva a um entendimento mais preciso das perguntas também. Isso os ajuda a encontrar melhores respostas para as perguntas que as pessoas estão pesquisando.
… mas eles também estão procurando perguntas para responder!
Você já viu perguntas como essas nos resultados da pesquisa orgânica?
Como você pode ver, eles não são escritos na forma de palavra-chave ese. O Google tenta responder perguntas em caixas de resposta como esta. E, na verdade, eles reescrevem perguntas mal-formadas para perguntas muito melhores e bem-formadas, para que possam ser exibidas nos resultados da pesquisa e fornecer uma resposta para essas perguntas. Por exemplo, eles reescrevem uma pergunta de palavra-chave ese como “espaguete à carbonara, misturando” para “Como misturar um espaguete à carbonara?”.
Isso nos mostra que o Google não está apenas procurando respostas para perguntas, mas também perguntas melhores para mostrar as respostas, por exemplo, nos trechos em destaque, nas caixas de resposta e nas seções “As pessoas também perguntam”.
Por que você deve otimizar para perguntas
Então, como vimos, o Google está ficando muito melhor para entender as perguntas. E eles não estão apenas procurando respostas para perguntas, mas também para responder, para que possam ajudar seus usuários a encontrar o que estão procurando.
Para que isso aconteça, o Google quer você deve escrever uma cópia natural e fácil de usar. Eles querem que você escreva com seus leitores em mente, não com o Google em mente. Em outras palavras, eles desejam que você otimize as perguntas que as pessoas naturalmente fazem, e não as perguntas com palavras-chave. E, se o fizer, isso permitirá maior visibilidade da pesquisa orgânica, por exemplo, nos trechos em destaque, nas caixas de resposta e nas seções “As pessoas também perguntam”.
Mas essa não é a única razão pela qual é uma boa prática otimizar para perguntas. Pesquisas mostram que as perguntas são super atraentes. Eles provocam algo no seu cérebro: depois de ler ou ouvir uma pergunta, você literalmente não consegue pensar em mais nada. O cérebro humano pode apenas pensar em uma idéia de cada vez. Portanto, quando as pessoas veem sua pergunta em seu site ou nos resultados da pesquisa, elas são forçadas a considerar essa questão. E isso pode ser uma ferramenta bastante poderosa.
Além disso, as perguntas também são realmente úteis para a pesquisa de audiência. Ver as perguntas que as pessoas têm, permite que você conheça melhor seus usuários. E saber como ajudá-los pode criar ótimas oportunidades de conteúdo!
Como otimizar para perguntas
Ok, então como você começa a otimizar as perguntas? Bem, não se preocupe, porque isso pode ser feito em mais de duas etapas. Antes de tudo, é importante descobrir quais perguntas seu público tem. Vá em frente e faça alguma pesquisa. Tente fazer uma lista de todas as perguntas que seu público tem ou possa ter.
Etapa 1: faça uma lista de perguntas
O primeiro passo é descobrir as perguntas que seu público tem. Parece fácil, mas como você faz isso? Vamos examinar algumas dicas e técnicas. Lembre-se de que pesquisar perguntas é um processo contínuo. Você quer descobrir constantemente novas perguntas para adicionar à sua lista!
Pergunte ao seu público
Essa é a maneira mais direta e provavelmente a mais valiosa de descobrir perguntas: converse com seu público! Pergunte a eles que perguntas eles têm sobre os serviços ou produtos que você oferece. Você poderia contatá-los na vida real, mas também online. Por exemplo, em fóruns ou em mídias sociais.
Use dados da função de pesquisa interna do seu site
Outra maneira de descobrir o que seu público está procurando é observando os dados da função de pesquisa interna do seu site. No Google Analytics em Comportamento> Pesquisa no site> Termos de pesquisa, você encontrará todos os termos que as pessoas usaram na opção de pesquisa interna do seu site. Você está cobrindo todos os tópicos que as pessoas pesquisam? Há alguma pergunta sem resposta?
Use Answererthepublic.com
Uma ferramenta muito útil que pode ajudá-lo a descobrir perguntas é o answererthepublic.com. Quando você insere um termo, essa ferramenta usa os resultados de sugestão automática fornecidos pelo Google e Bing para fazer uma lista de perguntas que as pessoas pesquisam sobre esse termo.
Use o Yoast Google sugerir expansor
Você também pode usar nossa ferramenta, o Yoast Google sugere expansor, para descobrir mais sobre o que as pessoas pesquisam. Essa ferramenta usa os dados de sugestão do Google, as palavras que o Google sugere automaticamente quando as pessoas estão digitando uma consulta. Quando você digita uma palavra no Yoast Suggest, ele fornece sugestões de consultas que as pessoas usaram ao procurá-la.
Etapa 2: use as perguntas para escrever e otimizar o conteúdo
Depois de fazer uma lista de perguntas, é hora de escrever e otimizar seu conteúdo. Primeiro de tudo, você pode escrever artigos que respondam às perguntas que as pessoas têm. Afinal, é isso que eles estão procurando!
Além disso, você pode otimizar o conteúdo existente para que ele cubra as perguntas da sua lista. Reescreva seu conteúdo para que ele responda a uma das perguntas da sua lista. Você pode usar a pergunta como sua frase-chave de foco (cauda longa) e usar o feedback do Yoast SEO para otimizar ainda mais o seu artigo.
Dica: Use os blocos de dados estruturados do Yoast!
Uma ótima maneira de realmente se destacar nos resultados da pesquisa é usar dados estruturados. E isso é especificamente verdade para perguntas. Resultados ricos em mecanismos de pesquisa geralmente são alimentados por dados estruturados. Quando você adiciona dados estruturados ao seu conteúdo, ele ajuda o Google a entender o tipo de conteúdo que você escreveu. E isso aumenta a chance do Google exibir seu conteúdo de maneira destacada!
Para ajudá-lo, o plugin Yoast SEO estruturou blocos de dados para o editor de blocos do WordPress. Atualmente, o plugin Yoast SEO vem com um bloco de instruções e um bloco de perguntas frequentes. Esses blocos adicionam automaticamente dados estruturados a artigos de instruções e a páginas de perguntas frequentes, o que é ótimo para otimizar perguntas. Ao usar esses blocos, você pode destacar seu conteúdo nos resultados da pesquisa, como nas imagens abaixo. Impressionante, certo?
Leia mais: Blocos de instruções e blocos de perguntas frequentes »
Uma rápida recapitulação
Neste artigo, discuti por que você deve otimizar seu conteúdo para perguntas. O Google ficou muito melhor em entender a linguagem e eles querem que você escreva para perguntas que as pessoas naturalmente fazem, não para palavras-chave. Portanto, descubra quais perguntas seu público tem. E use-os para escrever novo conteúdo e otimizar o conteúdo existente para fornecer as respostas que seu público está procurando!
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