Você quer que seus leitores se envolvam com seu blog? Quer que eles comentem e compartilhem sua postagem nas redes sociais? Quer que eles voltem ao seu blog e leiam sua próxima postagem? Então você deseja aumentar o engajamento do seu blog. Neste post, explicarei o que é isso, por que é importante para o SEO e darei 8 dicas sobre como aumentar o engajamento do público em seu blog!
Então, o que é exatamente o engajamento do blog?
Nós definimos o envolvimento do blog por todas as maneiras como as pessoas podem interagir com sua postagem. Isso pode ser deixar um comentário, compartilhar sua postagem na linha do tempo do Facebook ou mencionar sua postagem em um boletim informativo, tweet ou postagem de blog. Além disso, é uma forma de engajamento retornar ao seu site para ler sua próxima postagem ou assinar seu boletim informativo.
Leitores engajados são aqueles leitores ativos em seu blog. E você deseja que seus visitantes sejam ativos. Esses usuários ativos são as pessoas que compram suas coisas, lêem seu boletim informativo e se tornam visitantes regulares de seu site. Essas pessoas são seus clientes mais leais e também podem ser os embaixadores de sua marca, que o ajudarão a alcançar outras pessoas.
Por que o envolvimento do blog é importante para o SEO?
O envolvimento do blog pode contribuir para o SEO. Se o seu público compartilhar sua postagem e deixar comentários em seu blog (e você responder a esses comentários), o Google perceberá que seu blog está muito vivo e ativo. E, claro, menções nas redes sociais também ajudarão na classificação do seu blog. Se as pessoas compartilharem sua postagem nas redes sociais ou falarem sobre ela online, isso certamente levará a mais tráfego.
Mas como você aumenta o engajamento de seu público? Como você garante que as pessoas comentem na sua postagem do blog e a compartilhem nas redes sociais? Vou te dar 8 dicas para aumentar o engajamento em seu blog!
Dicas para aumentar o envolvimento do blog
1. Seja identificável
Sempre se coloque no lugar de seus leitores. Que “problemas” eles enfrentam? E que perguntas eles estão fazendo online? Certifique-se de se concentrar nas necessidades de seu público, porque é isso que eles reconhecerão e o que estão procurando. Isso pode parecer simples, mas é fácil cair na armadilha de criar conteúdo sobre seus produtos ou serviços sem considerar o que seus clientes realmente querem ler. Escreva de uma forma que seja compreensível para o seu leitor e concentre-se nas necessidades dele.
2. Crie conteúdo de alta qualidade
Seu conteúdo deve ser incrível. Seu conteúdo deve ser tão informativo, engraçado ou relevante que os visitantes do site queiram compartilhá-lo com o mundo. Claro, isso pode ser desafiador. Mas se você seguir algumas etapas na preparação, poderá criar conteúdo de qualidade que seus leitores e o Google irão adorar. Além disso, torne seu conteúdo legível e atraente com estas 10 dicas para uma postagem de blog incrível.
3. Seja consistente
Para fazer com que as pessoas se envolvam com o seu blog, você deve blogar regularmente. Deixe as pessoas saberem o que esperar. Você não precisa blogar todos os dias para criar engajamento, mas certifique-se de que os intervalos sejam previsíveis. Se as pessoas sabem que você sempre publica postagens às quintas-feiras, elas podem visitar seu site nessas quintas-feiras por iniciativa própria. Pense em configurar um planejamento de conteúdo para tornar isso mais fácil para você ou sua equipe.
4. Seja original
Certifique-se de que vale a pena compartilhar seu conteúdo. A maneira mais eficaz de garantir que as pessoas desejam compartilhar seu conteúdo é escrever coisas originais. Se sua história for única, as pessoas estarão mais propensas a compartilhar. Não tenha medo de compartilhar seu próprio conhecimento sobre um assunto. E porque sei que encontrar inspiração nem sempre é fácil, tenho algumas dicas para encontrar novas ideias para postagens em blogs.
5. Seja (um pouco) controverso
As pessoas tendem a responder a algo quando discordam. Então, se você quiser provocar as pessoas a compartilharem seus pontos de vista sobre um determinado assunto, ou se quiser iniciar uma discussão interessante: não tenha medo de ser polêmico. Faça suas declarações um pouco mais ousadas e com menos nuances. Não exagere, porém, ou você terá que lidar com muitos comentários negativos.
6. Peça engajamento
Se você quiser que as pessoas respondam à sua postagem, peça que façam isso! Se os visitantes são realmente convidados a comentar, as chances são muito maiores de que decidam fazê-lo. Peça às pessoas que compartilhem suas opiniões sobre o assunto no final de uma postagem no blog ou incentive as pessoas a curtir ou compartilhar sua postagem nas redes sociais.
7. Responda ao engajamento
Se você convidar pessoas para comentar em seu blog, seja educado e responda aos comentários delas. Quando seu público perceber que você presta atenção às reações deles, eles ficarão mais inclinados a voltar e visitar seu site mais uma vez. Não se preocupe muito em ter que lidar com comentários negativos ou fora do tópico, pois abrir a discussão pode aproximá-lo muito mais de seus leitores. Também discutimos os diferentes tipos de comentários em nosso artigo sobre como lidar com comentários em seu blog.
8. Envolva-se em outros blogs
Certifique-se de estar visível em outros blogs relacionados à sua área de atuação. Comente em postagens com assuntos semelhantes aos seus. Se as pessoas virem que você se envolve em outros blogs, elas ficarão curiosas para ver o que você escreveu sobre o assunto. Tenha cuidado para não usar esses comentários apenas como uma forma de promover seus produtos ou serviços, pois isso pode causar mais aborrecimento do que as pessoas que visitam seu site.
Conclusão sobre o envolvimento do blog
Para obter um público envolvente para o seu blog, você deve ser um pouco ousado. Certifique-se de postar conteúdo incrível e original e adicionar um pouco de polêmica. E não se esqueça de convidar as pessoas para responder! Já que estamos no assunto … como você cria engajamento com seus leitores? Você tem uma dica quente que não discuti aqui? Eu adoraria ouvir sua opinião sobre isso!
Leia mais: Blogging: o guia definitivo »