Quer saber o que é um nicho e como você pode encontrar o seu? O Google define um nicho como: “produtos, serviços ou interesses que atraem uma pequena parte especializada da população”. Isso é um pouco abstrato, mas as chances são de que você já tenha uma boa ideia de qual é o seu nicho e você só precisa colocá-lo em palavras. Nosso guia tornará isso mais fácil. Leia!
O que é um nicho?
Simplificando, um nicho é uma parte menor de um mercado com necessidades específicas. O que isso significa em termos reais? Confira este mnemônico útil que criamos para ajudá-lo a entender o que são os nichos:
- N – um nicho se concentra em um audiência mais restrita
- eu – um nicho aproveita ao máximo o seu individualidade
- C – um nicho se concentra em seu ideal clientes
- H – um produto de nicho ajuda certos clientes mais do que opções genéricas
- E – um nicho às vezes evolui com o tempo
Depois de encontrar seu nicho, você terá seu próprio cantinho no mercado que pode dominar. Quanto mais específico for o nicho, mais fácil será classificá-lo. Você pode se concentrar em palavras-chave de cauda longa, ou seja, palavras-chave ou frases-chave mais específicas. E embora essas palavras-chave obtenham menos tráfego de pesquisa, elas tendem a ter um valor de conversão mais alto. Encontrar um nicho anda de mãos dadas com uma boa estratégia de SEO e pode ajudá-lo a obter gradualmente mais (do certo) tráfego para seu site!
Encontrando seu nicho, etapa 1: Comece com uma categoria
Se você quiser encontrar seu nicho, precisará identificar a categoria principal com a qual está trabalhando e restringi-la. Idealmente, você deseja encontrar um nicho que não seja muito geral, mas não tão específico a ponto de perder oportunidades. Considere os exemplos abaixo; eles começam com uma categoria geral e, em seguida, adicionando mais detalhes, podemos criar várias versões de nicho diferentes:
Em geral | Nicho | Ainda mais nicho |
---|---|---|
pizza | Pizza estilo Chicago em Londres | Pizza vegana ao estilo de Chicago em Londres |
Sapato | Sapatos ortopédicos na Geórgia | Sapatos ortopédicos feitos sob medida na Geórgia |
Música | Novo blog de resenhas de música folk | Novo blog de resenhas de música folk basca |
Empréstimos | Empréstimos para jovens empreendedores | Empréstimos para jovens empresários menores de 21 anos |
Camisetas | Camisetas para jogadoras | Camisetas retrô para gamers |
Por enquanto, você pode apenas escolher uma categoria geral. Então, nas próximas etapas para definir o seu nicho, você analisará dois aspectos principais do seu site: seus clientes e seu produto. Quanto mais você souber sobre seus clientes, mais aprenderá sobre como eles veem seu produto. Isso pode ajudá-lo a promover melhor seu produto, ou talvez até mesmo desenvolver novos produtos com suas necessidades específicas em mente.
Encontrando seu nicho, etapa 2: restrinja seu público
Por que atingir um público menor, em vez de um público maior? O fato é que, quando você tenta competir em uma categoria inteira, sua atenção aos detalhes é limitada, além de seu público conter uma grande variedade de pessoas – isso torna mais difícil para você atender às necessidades de seu público e torna-se difícil para você se destacar.
Por outro lado, ao identificar o tipo de público que deseja atingir, você pode causar um impacto muito maior. Isso ocorre em parte porque quanto mais nicho você vai, menos competição você enfrentará, então já é mais fácil se destacar. Mas conhecer o seu nicho também significa que você pode identificar as necessidades do seu público com mais facilidade e entender como o seu produto os ajuda também!
Tentar ser tudo para todas as pessoas nunca é uma escolha sábia, então é bom ser seletivo. Ainda assim, embora seja sensato restringir seu público, você não quer limitar seu sucesso restringindo-o muito. Fazer algumas pesquisas pode ajudá-lo a comparar os diferentes nichos que você está considerando: você pode estimar quantas pessoas podem estar interessadas, por exemplo, ou quanta concorrência já existe.
Leia mais: Como analisar seu público »
Quem são seus clientes (ideais)?
Isso pode ajudá-lo a considerar os seguintes tipos de perguntas: Você está vendendo (principalmente) para o público ou para empresas? Onde está localizado o seu público? Quantos anos têm as pessoas mais jovens e mais velhas que você acha que podem estar interessadas em sua oferta? Existe uma grande maioria de um único gênero em seu público ou é uma mistura? Que tipo de valores eles têm e que tipo de estilo de vida?
Se você já tem um público, pode realizar algumas pesquisas de usuário para descobrir mais sobre quem são essas pessoas. Como alternativa, você está apenas começando, então pode ser necessário usar um pouco de imaginação e / ou bom senso para começar a explorar qual público você deseja atingir. Tudo bem para começar (especialmente se você não tem tempo ou orçamento para realizar muitas pesquisas), mas não substitui os dados reais.
Encontrando o seu nicho, etapa 3: Qual é a sua especialidade?
Um nicho não é apenas sobre o seu público – você também precisa pensar sobre o que é o seu produto. Pode parecer um pouco bobo, mas é importante conhecer realmente o seu produto para poder encontrar e restringir o seu nicho. Provavelmente, sua oferta já possui alguns recursos exclusivos. Você pode começar de forma simples: o seu produto parece diferente dos produtos concorrentes, tem uma cor ou formato diferente? Possui recursos adicionais que outros modelos não incluem? Onde seu produto está disponível? É um produto de luxo ou uma opção econômica?
Ao pensar sobre as características do seu produto ou site, não se esqueça de que você também faz parte do pacote! (Isso pode ser especialmente importante para blogueiros). O que lhe dá autoridade para falar sobre um determinado tópico? Talvez você tenha conhecimento especializado ou experiências pessoais que o tornam diferente de seus concorrentes, ou talvez você seja um insider local. Fazer a si mesmo perguntas como essa o ajudará a construir uma imagem mais detalhada do que você está oferecendo às pessoas.
Como seu produto ajuda seus clientes de nicho mais do que um produto genérico?
Se sua empresa ou blog já estiver funcionando, é uma boa ideia fazer algumas pesquisas com o usuário. Afinal, a maneira mais eficaz de entender seus clientes é conversar com os mais satisfeitos! Você também pode verificar seus maiores fãs nas redes sociais ou dar uma olhada nos comentários e análises em seu site. Há muitas pessoas entusiasmadas lá? Tente contatá-los e conversar com eles sobre por que amam seu produto.
Faça perguntas como: Que problema seu produto resolveu para eles? Por que eles escolheram seu produto em vez de outros concorrentes? Qual recurso ou característica de seu produto eles acharam mais útil? E quais outras opções eles estavam considerando ao pesquisar produtos semelhantes? Em outras palavras, quem era seu concorrente? Você encontrará muitas respostas valiosas com esta abordagem, algumas das quais podem surpreendê-lo! Se você ainda não tem clientes, dê uma olhada no que os clientes de seus concorrentes estão dizendo sobre eles.
A etapa final para encontrar seu nicho
Agora que você passou algum tempo considerando sua categoria, seu público e seu produto, é hora de colocar tudo junto. É provável que você tenha conseguido mais detalhes do que o necessário para definir o seu nicho. Escolha um ou dois detalhes que realmente se destacam para você, sejam eles características do seu produto ou do seu público. Adicione esses detalhes à sua categoria e você deverá começar a ver resultados que se parecem um pouco com os da nossa tabela. Você pode propor quantas opções quiser para comparar! Lembre-se – seu objetivo é encontrar um nicho que não seja muito geral, mas não tão específico que você perca oportunidades.
Exemplos: sapatos ortopédicos e pizza estilo Chicago
Em geral | Nicho | Ainda mais nicho |
---|---|---|
pizza | Pizza estilo Chicago em Londres | Pizza vegana ao estilo de Chicago em Londres |
Sapato | Sapatos ortopédicos na Geórgia | Sapatos ortopédicos feitos sob medida na Geórgia |
Vejamos o exemplo da sapataria ortopédica primeiro. Qual nicho é o mais adequado? Bem, se a sapataria só está disponível na Geórgia, então ‘sapatos ortopédicos na Geórgia’ é provavelmente a melhor escolha. Mas digamos que eles tenham uma loja online e possam entregar em qualquer lugar nos EUA – nesse caso, ‘sapataria ortopédica’ pode ser um nicho melhor, ou ‘sapatos ortopédicos online’ seria ainda melhor.
Quando se trata da parte “feita sob medida”, se esse é um serviço especial que eles oferecem e não está disponível na maioria das lojas de calçados ortopédicos, então é definitivamente um nicho que eles deveriam almejar. E se ninguém estiver procurando sapatos ortopédicos feitos sob medida? Então, eles podem querer reconsiderar por que estão oferecendo esse serviço em primeiro lugar, em vez de manter o serviço e se perguntar sobre seu nicho!
Para solidificar o ponto com outro exemplo, vejamos a pizza. Digamos que a loja seja em Londres e eles vendam pizza no estilo de Chicago, mas também vendem outros tipos de pizza. É o estilo de Chicago sua especialidade? Os clientes fazem um esforço especial para escolher sua pizzaria porque querem uma pizza no estilo de Chicago? Se as respostas a esses tipos de perguntas forem ‘sim’, então ‘pizza ao estilo de Chicago em Londres’ é uma boa escolha de nicho. No entanto, se a pizza ao estilo de Chicago for apenas mais um item do menu, enquanto os clientes elogiam suas opções veganas … nesse caso, um nicho melhor pode ser “pizza vegana em Londres”.
Nichos em evolução: quando você deve reavaliar?
Uma última coisa sobre os nichos: eles tendem a evoluir. Ou talvez eu deva dizer que seu negócio tende a evoluir e, depois de um tempo, seu antigo nicho pode não “se encaixar” tão bem como antes. Se você vende canetas-tinteiro e descobre que muitas pessoas compram uma determinada marca, você pode abrir uma loja online específica da marca. E isso também pode funcionar ao contrário: se você expandir para um determinado nicho e comprar uma empresa (ou nome de domínio) nesse nicho, você deve considerar se deve fundi-lo com seu site principal ou manter a loja online especializada além do seu site principal. Portanto, a evolução do seu nicho poderia, ou talvez devesse dizer, ser um processo contínuo. Certifique-se de monitorar essa evolução para manter o foco correto!
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