Seus esforços de mídia social precisam fazer parte de sua estratégia de SEO. Especialmente agora que as gerações mais jovens (Geração Z) estão usando plataformas como TikTok e Instagram em vez do Google. Isso significa que a popularidade do seu site nas mídias sociais está ligada ao seu SEO mais do que nunca!
Mas em qual mídia social você deve se concentrar? Com tantas plataformas por aí, você pode se sentir sobrecarregado com as opções. Mas não se preocupe! Você não precisa estar ativo em toda parte. Isso nem sempre é sustentável. E se seus clientes mais fiéis estão no Twitter e você está focando no Pinterest, você perde muitas oportunidades.
Em vez disso, decida qual plataforma seu público mais usa e, em seguida, encontre um ritmo que funcione para você e desenvolva isso. Depois de definir sua estratégia social, é hora de começar a postar! Abaixo estão algumas dicas que você pode usar para configurar ou melhorar sua estratégia de mídia social.
1. Mantenha sua conta ativa
O conselho mais importante ao usar a mídia social é que você precisa manter sua conta ativa. Mas o que isso significa? Você verá muitos conselhos sobre como postar diariamente, mas isso nem sempre é realista, especialmente se você for proprietário de uma pequena empresa.
Nosso conselho: mantenha sua conta ativa postando regularmente e seguindo seu próprio ritmo. Se você só pode postar algumas vezes por semana, então faça isso. Um bom ponto de partida é:
As pessoas poderão dizer que você está sendo genuíno e se apaixonar por você por isso. Além disso, eles vão querer continuar a segui-lo se você estiver postando conteúdo genuíno com o qual eles possam se relacionar.
Claro, todo mundo precisa de férias, mas você não quer abandonar seus seguidores. É por isso que recomendamos agendar postagens para o tempo que você estiver ausente ou avisar as pessoas quando você voltará. E não deixe de compartilhar algumas fotos de suas férias!
Economize tempo automatizando
Se você também tem um blog onde escreve regularmente, o Yoast SEO Premium pode ajudá-lo a automatizar algumas de suas postagens. Com nossa integração com o Zapier, você pode automatizar seu compartilhamento social e manter o controle da aparência de suas postagens de links sociais. Essa integração possibilita postar automaticamente em sua rede social favorita sempre que você publicar novos conteúdos em seu site. Você economiza tempo sem comprometer a qualidade de suas postagens sociais.
Para mídias sociais como Instagram e TikTok, também existem várias plataformas que você pode usar para ficar em dia com sua agenda e manter todas as suas mídias em um só lugar, prontas para postar.
2. Escreva trechos cativantes
Dependendo do tipo de conteúdo que você deseja compartilhar, você precisa ter certeza de que a cópia que acompanha suas postagens é atraente o suficiente para atrair as pessoas. Existem várias maneiras de abordar isso. Por exemplo, você pode escolher a frase mais importante ou o ponto principal da postagem do blog que você vai compartilhar. Você também pode compartilhar a introdução do post se achar que é cativante o suficiente.
Dependendo da plataforma, você pode compartilhar uma história por trás de uma foto que está postando ou as falhas que teve ao testar novos produtos. Ou talvez você só queira pular na última tendência, mas aplicá-la à sua marca.
O polegar está parando?
Você quer que este pedaço de texto faça com que as pessoas cliquem no link da sua biografia ou leiam a legenda inteira na plataforma. Mas a fórmula básica é:
Gancho : Algo que vai chamar a atenção deles.
Ponto de dor: Com o que seus seguidores estão lutando?
Solução: Bem, é uma coisa boa que você tenha uma resposta!
CTA: Não se esqueça de pedir aos seus leitores para fazer alguma coisa.
Se você quiser saber mais sobre redação para mídias sociais, confira nosso artigo sobre dicas de redação para mídias sociais.
3. Diversifique suas postagens
Ter alguns pilares de conteúdo sólidos é importante. Eles são particularmente úteis para mantê-lo no caminho certo com sua criação de conteúdo. Precisa de alguma inspiração? Aqui estão alguns tipos diferentes de postagens que você pode criar. Lembre-se, você não está mais limitado a apenas postar fotos!
Para ajudá-lo, vejamos alguns exemplos. Primeiro, você pode compartilhar suas postagens de blog com uma postagem de link. Este é um dos tipos de postagem mais básicos que você pode usar.
Você também pode compartilhar sua opinião sobre uma notícia e possivelmente vincular essa notícia a um produto seu.
E como dissemos na introdução, os vídeos curtos são enormes agora. Eles são uma ótima maneira de mostrar os bastidores e levar seus fãs junto com você.
Para decidir quais posts vão bem nas redes sociais e qual conteúdo você deve fazer mais, você precisa analisar os números. Pode ser o número de visualizações, o número de comentários e quantas vezes uma postagem foi compartilhada ou salva.
É claro que os números não significarão nada se você não tiver um objetivo em mente. No entanto, é uma boa regra geral postar mais conteúdo que recebeu várias visualizações, salvar e compartilhar.
4. Lidar com comentários
Se você compartilhar suas postagens nas mídias sociais, receberá comentários. Isso é algo que muitas pessoas esquecem, ou pelo menos tentam em alguns casos. Porque às vezes os comentários serão bons, e às vezes serão ruins. Mas a seção de comentários também é onde as conversas estão acontecendo. Responder a perguntas e, em seguida, acompanhar uma das suas é uma ótima maneira de manter seu público engajado.
Embora você possa receber o troll estranho nos comentários, na maioria das vezes você encontrará seus fãs torcendo por você e recomendando você aos amigos deles. Há algumas pessoas maravilhosas na seção de comentários. Seguidores de longa data também podem se tornar um grande defensor para você e sua marca, então converse com eles.
Mas você deve lidar com os trolls rapidamente! Você não quer que sua seção de comentários se torne um lugar tóxico. Seus fãs não vão gostar, mas também pode afetar sua saúde mental. Portanto, certifique-se de que sua seção de comentários seja um espaço seguro.
5. Use fotos ou ilustrações atraentes
Mesmo com todas as atualizações recentes e foco no conteúdo de vídeo em formato curto, Adam Mosseri, chefe do Instagram, disse que ainda há espaço para postagens de fotos no Instagram. Assim como no Facebook, onde o conteúdo visual também é essencial. E não vamos esquecer o Pinterest, que é tudo sobre imagens.
No entanto, você pode não ter um designer gráfico na equipe ou um departamento de fotografia à sua disposição. Mas não se preocupe! Existem muitas ferramentas online que podem ajudá-lo a criar suas postagens. Apenas lembre-se de usar imagens claras que mostrem seus produtos ou você mesmo. Pode ser uma foto nítida ou uma ilustração deliciosa. Uma ótima qualidade fará com que sua postagem se destaque no feed de alguém, o que pode aumentar o engajamento, os salvamentos e os compartilhamentos da postagem.
Felizmente, se você estiver usando o Yoast SEO Premium, poderá verificar como serão as postagens do seu blog, página de produtos ou coleções antes de compartilhá-las nas mídias sociais. Assim, você pode ajustar facilmente seu conteúdo antes de publicá-lo online. Veja como é fácil!
Se você ainda não faz parte de uma comunidade, crie uma! Ser ativo em uma determinada comunidade ou nicho pode ajudar a construir aliados, embaixadores da marca e novas ideias. Em qualquer comunidade, você logo descobrirá outras pessoas interessantes. Além disso, conversar com clientes e usuários finais pode ser uma ótima maneira de desenvolver seu produto.
Além disso, você pode fazer com que essas pessoas se apaixonem pela sua marca mais rapidamente, dando a elas acesso exclusivo a descontos, Betas ou apenas nos bastidores.
7. Adicione metadados
Todas as plataformas sociais estão se tornando seus próprios mecanismos de busca. Portanto, para ser encontrado, você precisa incluir alguns metadados na forma de hashtags. Estes podem ajudar seu crescimento imensamente. Por exemplo, se você estiver em um evento, inclua a hashtag desse evento em sua postagem. Todos que procuram o evento, então, se deparam com ele. Há também hashtags para determinados interesses ou tecnologia.
Algumas pessoas também têm bots configurados que retweetam tudo o que é postado em uma determinada hashtag, o que é uma ótima maneira de impulsionar sua postagem. Mas não exagere! Ninguém gosta de um post cheio de todos os tipos de hashtags aleatórias. Mantenha-os relevantes para sua postagem e certifique-se de que sejam amigáveis à acessibilidade!
Observe que as tags nas mídias sociais funcionam de maneira muito diferente das tags em seu site. Se você estiver usando tags em seu site da mesma forma que faria nas redes sociais, dê uma olhada neste post para descobrir por que isso não é bom para o seu SEO.
Conclusão
A mídia social é um aspecto fundamental de toda estratégia de SEO (fora da página). Configurar uma estratégia abrangente de mídia social pode ser difícil. Certamente exigirá um pouco de criatividade e definitivamente consumirá tempo. Mas confie em nós quando dizemos que vai valer a pena! E se você pensar bem, as mídias sociais e os blogs são muito semelhantes em muitos aspectos. Você só precisa entrar no fluxo disso! Boa sorte!