Use os resultados de pesquisa do Google para criar um ótimo conteúdo • Yoast

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Para colocar sua página no topo dos resultados da pesquisa, você precisa criar o conteúdo que as pessoas estão realmente procurando. É por isso que você precisa considerar a intenção de pesquisa antes de começar a escrever. O Google está ficando cada vez melhor em adivinhar o que as pessoas querem ou precisam quando digitam seus – às vezes enigmáticos – termos de pesquisa. Portanto, criar um ótimo conteúdo significa focar na intenção de pesquisa de seu público potencial. Mas, o que é a intenção de pesquisa novamente? E como você leva isso em consideração ao criar seu conteúdo? Este post é sobre isso!

O que é intenção de pesquisa?

Vamos começar com uma rápida atualização do termo “intenção de pesquisa”. A maneira mais fácil de explicar isso é pensar sobre suas próprias pesquisas online. Sempre que você digita um termo de pesquisa, você também tem uma intenção específica em mente, certo? Às vezes, você só quer encontrar algumas informações. Outras vezes, você está procurando pesquisar ou comprar um determinado produto imediatamente. E não se esqueça das vezes em que você insere um nome de marca porque não quer digitar o URL completo do site. Geralmente distinguimos quatro tipos de intenção do buscador: informativo, comercial, transacional e de navegação. Se isso é novo para você, vá rapidamente para nosso artigo básico de SEO sobre intenção de pesquisa, que tornará a compreensão desta postagem um pouco mais fácil.

Saber qual é a intenção de pesquisa de seu visitante em relação à pesquisa on-line pode ajudá-lo a criar o conteúdo que ele procura. Excelente conteúdo baseado em intenção que aumentará a chance de eles visitarem seu site, permanecerem nele e clicarem em suas diferentes páginas. Então, o que os resultados de pesquisa do Google têm a ver com descobrir mais sobre a intenção de pesquisa de seu público?

O Google tenta prever a intenção do usuário

Motores de busca, como o Google, usam dados para interpretar qual é a intenção dominante de uma busca. Eles desejam apresentar resultados que correspondam exatamente à intenção do usuário. E observar esses resultados pode ajudá-lo a compreender e corresponder à intenção de pesquisa que as pessoas têm ao pesquisar uma determinada palavra-chave ou frase-chave. Obviamente, dentro das quatro categorias principais de intenção do usuário, ainda pode haver muita variação no que o usuário está exatamente procurando. Antes de usarmos os resultados para criar um ótimo conteúdo que corresponda à intenção de pesquisa, precisamos entender como o Google tenta determinar a intenção de pesquisa de alguém:

Termos de pesquisa com uma intenção dominante

Às vezes, um termo de pesquisa tem uma interpretação dominante. Esses termos podem ser muito simples, como [buy King Louie Betty dress] ou [symptoms of diabetes]. Para o primeiro período, o Google mostrará principalmente páginas que oferecem aquele modelo específico de vestido para venda ou vestidos semelhantes dessa marca. Para o segundo termo de pesquisa, os resultados serão preenchidos com caixas de resposta e sites que oferecem informações médicas.

Mas não termina aí, porque o Google também entende a intenção de pesquisa por trás dos termos que não são tão literais. Por exemplo, sempre que pessoas de todo o mundo entram [white house] como um termo de pesquisa, o Google entenderá que eles provavelmente não estão procurando informações sobre como pintar suas casas de branco. Eles querem saber algo sobre a residência do presidente dos Estados Unidos, e os mecanismos de pesquisa mostram os resultados de acordo.

Termos de pesquisa referentes a várias entidades

Em muitos casos, as pessoas usam o mesmo termo para procurar coisas muito diferentes. Por exemplo, pegue o termo de pesquisa [Mercury]. Algumas pessoas estarão procurando pelo planeta, outras pelo elemento, até outras pelo deus romano do comércio, e alguns podem estar procurando pelo vocalista da banda Queen. Essa palavra pode ser usada para descrever várias coisas distintas – também descritas como entidades. O contexto deixa claro a qual entidade uma palavra se refere. É importante estar ciente de como isso funciona nos mecanismos de pesquisa, por isso escrevemos um post sobre entidades e semântica que podem ajudá-lo com isso.

Todas essas pesquisas para o termo [Mercury] podem ter uma intenção informativa, mas não estão procurando a mesma coisa. Embora seja difícil – especialmente com apenas uma palavra – os mecanismos de pesquisa ainda tentam descobrir o que seus usuários realmente querem ao digitar o termo de pesquisa. Portanto, se menos pessoas clicarem nos resultados de ‘elemento de mercúrio’ do que nos resultados de ‘planeta de mercúrio’, os mecanismos de pesquisa irão deduzir que mais pessoas querem informações sobre o planeta Mercúrio e alterar as páginas de resultados de acordo. Se dermos uma olhada nos resultados da pesquisa para o termo [Mercury], veremos que a maioria dos resultados está relacionada ao planeta. A partir disso, podemos concluir que é a intenção dominante: a maioria das pessoas que digitam este termo está procurando o planeta.

O Google tenta satisfazer várias intenções para o termo de pesquisa [mercury]. No entanto, a maioria dos resultados está relacionada ao planeta, o que nos diz que é provavelmente o que a maioria dos usuários está procurando.

Termos de pesquisa sem intenção dominante

Alguns termos de pesquisa não têm uma intenção clara, o que deixa os mecanismos de pesquisa tentando adivinhar o que mostrar. Você pode reconhecer essas pesquisas pelos muitos resultados diferentes mostrados nas páginas de resultados. Faça a consulta [treehouse], por exemplo. Dependendo da sua localização, os resultados da pesquisa podem mostrar imagens de casas na árvore, informações e vídeos sobre como construir uma, anúncios para comprar uma e empresas chamadas ‘Treehouse’, incluindo uma cervejaria, restaurantes, casas de férias e uma plataforma de aprendizagem de código na web . Essa variedade significa que o Google tem a maioria dos tipos de intenções por trás dessa consulta. Mas pode tornar a classificação neste termo mais difícil.

Então, como os resultados da pesquisa podem ajudá-lo a criar um ótimo conteúdo?

Simplificando: os resultados da pesquisa fornecem uma visão direta sobre o que as pessoas estão procurando ao digitar suas palavras-chave. Você pode facilmente perder de vista o SERPs (Search Engine Results Pages) como sua fonte de informação mais direta. Mas se você se concentrar apenas em seu site ou apenas olhar para as coisas através dos olhos de ferramentas online, você perderá informações valiosas sobre o que seu público está procurando. As páginas de resultados de pesquisa não apenas mostram como você e seus concorrentes estão se saindo, mas também onde estão as novas oportunidades e se você precisa ajustar sua estratégia de SEO. Por exemplo, se você vir muito conteúdo informativo em uma frase-chave que está tentando classificar com uma página voltada para a compra, pode ser uma boa ideia repensar o conteúdo dessa página. Ou se você vir muitas imagens nas páginas de resultados de sua frase-chave e não tiver nenhuma, essa é outra oportunidade de melhorar seu conteúdo!

Para ter uma ideia mais objetiva dos resultados da pesquisa para uma consulta, certifique-se de usar uma janela privada do navegador. Um verificador de SERP local, como valentin.app, também pode ajudá-lo a obter resultados mais objetivos e descobrir como são os resultados em outras cidades.

Criar você mesmo um ótimo conteúdo baseado em intenções

Existem algumas etapas que você pode seguir para ajustar melhor o seu conteúdo à intenção do usuário e trabalhar para criar um ótimo conteúdo.

  1. Escolha palavras-chave de sua pesquisa de palavras-chave e insira-as em uma janela privada do navegador ou verificador SERP.
  2. Analise o que você vê nas páginas de resultados. Qual tipo de intenção é mais comum (informativo, comercial etc.)? Existe uma interpretação dominante e, em caso afirmativo, qual é? Você vê vídeos? Imagens? Pesquisas relacionadas? Questões?
  3. Avalie se o conteúdo que você tem – ou planeja publicar – está de acordo com o conteúdo que você encontrou nas páginas de resultados. Os tipos de intent correspondem? O seu conteúdo está no formato certo?
    1. Se sim, ótimo! Talvez você possa encontrar ideias de classificação em pesquisas relacionadas. E dê uma olhada rápida na competição, para ver o que você está enfrentando.
    2. Você está percebendo que as coisas não combinam e os SERPs mostram intenções que não se alinham com o seu conteúdo? Se não houver um tipo de intent dominante, você ainda poderá classificar. No entanto, se você descobrir que a intenção é unanimemente diferente do que você tem a oferecer – a menos que tenha um site de alta autoridade – a classificação será difícil. Nesse caso, considere se vale a pena o esforço para criar ou alterar este conteúdo, ou se você precisa ajustar um pouco sua estratégia. Uma solução poderia ser segmentar uma palavra-chave relacionada ligeiramente diferente, com melhor correspondência de intenção do usuário. O Yoast SEO pode ajudá-lo a encontrar as frases-chave relacionadas que estão sendo usadas pelo seu público e que podem ser mais adequadas.

Isso ainda pode soar um pouco abstrato. Então, vamos ver alguns exemplos para lhe dar uma ideia melhor desse processo na prática.

Exemplos de como criar conteúdo usando os resultados da pesquisa

Criação de uma postagem para nosso próprio blog

Aqui na Yoast, escrevemos sobre todos os aspectos do SEO. Um desses aspectos é manter seu site em bom estado. Tínhamos um artigo planejado sobre este tópico e um dos termos mais importantes que usamos neste artigo foi ‘Manutenção do site’. Nosso artigo era sobre como manter o conteúdo do seu site atualizado e a estrutura do seu site bem mantida no processo. No entanto, quando começamos a olhar para os SERPs, percebemos que não era o que as pessoas estavam procurando quando usaram esse termo. O conteúdo da caixa de resposta não estava realmente relacionado, e os demais resultados consistiram quase que exclusivamente em empresas que oferecem serviços para trabalhar na manutenção e hospedagem técnica de sites, com alguns resultados reforçando a importância disso.

Página de resultados para o termo de pesquisa [website maintenance]

Portanto, analisando os SERPs, obtivemos dois insights importantes. Em primeiro lugar, muitas pessoas usam o termo de pesquisa [website maintenance] têm intenção comercial, em vez de informativa. Em segundo lugar, eles estavam realmente procurando por algo completamente diferente. Portanto, embora pudéssemos escrever um artigo sobre manutenção de sites para classificação, ele precisava ser um artigo completamente diferente. Deve discutir coisas como hospedagem, desempenho técnico do site, etc, pois é isso que os pesquisadores estão procurando.

Percebemos que tínhamos que fazer alterações no artigo, adaptar nossa estratégia e direcionar uma palavra-chave com melhor intenção de correspondência. Alteramos algumas das palavras neste artigo (e outros relacionados também) de ‘manutenção’ para ‘manter conteúdo antigo’, ‘atualizar ou excluir’ e ‘canibalização’. Claro, você pode argumentar que não escolhemos as palavras certas aqui em primeiro lugar. O motivo para isso pode ter sido que ficamos um pouco presos em nossa própria bolha de conteúdo e esquecemos o usuário. Olhar para os SERPs ajudou a mudar a perspectiva neste caso.

Outro exemplo: venda de joias recicladas

Vejamos mais um exemplo, com o qual os proprietários de pequenas empresas podem se identificar. Digamos que você tenha uma loja online que vende joias feitas com materiais reciclados. Um de seus grupos de produtos são joias feitas de cápsulas Nespresso recicladas. Então, você está pensando em tentar classificar para [recycled nespresso pods] com uma página de produto ou página de categoria. Essa é uma boa ideia? É hora de olhar as páginas de resultados da pesquisa!

Claro, isso depende um pouco da localização, mas proeminente na página de resultados para [recycled nespresso pods] são resultados sobre como os frutos são reciclados. Alguns são da própria Nespresso e você também pode encontrar alguns de seus vídeos sobre reciclagem. Outros resultados abrangem o processo de reciclagem e como os consumidores podem reciclar seus frutos. Não há nada sobre o uso de vagens recicladas como material de confecção. Então, agora você sabe que essa frase será difícil de classificar, pois não é o que os usuários estão procurando.

resultados da pesquisa reciclado nespresso pods joias
Página de resultados para [recycled nespresso pods jewelry].

A respeito [recycled nespresso pods jewelry], então? Como é de se esperar, os resultados se alinham muito melhor com o que você tem a oferecer. No entanto, a maioria dos resultados é voltada para fins informativos. Enquanto o resultado principal é Etsy – que seria difícil de competir com – outros resultados mostram ideias e tutoriais. Isso significa, novamente, que seria difícil colocar suas páginas de produto comercial ou transacional (categoria) nesta lista. No entanto, você ainda pode classificar se mudar sua estratégia e escrever um tutorial sobre como criar uma peça básica de joalheria Nespresso. Nesse tutorial, você pode facilmente indicar seus produtos às pessoas se elas estiverem procurando peças mais complexas. Outra forma de encontrar inspiração para seu conteúdo é a caixa “As pessoas também perguntam” nos resultados da pesquisa. Você pode escrever conteúdo focado em responder a essas perguntas e consultar seus produtos onde for adequado.

Conclusão

Esta postagem cobre muitos aspectos diferentes da intenção de pesquisa e como isso pode ajudá-lo a criar um ótimo conteúdo. As etapas exatas a serem executadas variam de caso para caso. Uma boa ideia é sempre dar uma boa olhada nas páginas de resultados para as frases-chave que você está alvejando. Analise o que você vê, pois são informações valiosas em primeira mão. Seja realista e esteja preparado para trabalhar se achar que precisa mudar sua estratégia. O SEO dá muito trabalho, e você precisa trabalhar muito para obter o melhor resultado. Mas acredite, no final vai valer a pena!

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